Criatividade: Adaptação X Inovação

 

foto-blog-1

Por Douglas Pereira da Silva.

Olá meu leitor! Hoje vamos falar de criatividade, podemos ter dois tipos de criatividade são elas: criatividade adaptativa  e criatividade inovadora.

Criatividade Adaptativa é a que faz com que você mediante a situação se adapte e ou transforme o que esta sendo feito, esta capacidade é o que as organizações já têm  dentro de seu quadro de profissionais e espera que os mesmos sejam proativos e que façam acontecer. Sabemos que não é bem dessa forma que isso acontece, até porque quem dita as regras nas organizações na maioria das vezes é a gestão, sendo assim, como criar? Como fazer diferente? De que modo  mostrar que somos criativos sendo que recebemos a ordem de execução e não de criação? E que muitas vezes não podemos contestar.

As organizações ao contratar o profissional ela acredita implicitamente que o mesmo reúna uma porção já carregada dentro de seu conhecimento e experiências vividas, ela não seleciona pela criatividade, mas pela experiência demonstrada inicialmente em seu currículo, mas depois de contratado aí a responsabilidade passa a ser sua em explicitar o que ela julgava que tivesse implícito, desta forma nós temos que sempre nos adaptarmos as condições tanto culturais como comportamentais das organizações, mas se possuímos essa criatividade implícita conseguiremos nos adaptar e até transformar algumas rotinas com o passar do tempo e a confiança adquirida.

Profissionais com essas características tendem a ser criativos, mas no momento não passam de bombeiros, ou seja, apagadores de incêndios, são até competentes mas não tem voz ativa, são reativos e não proativos.

Profissionais Criativos Adaptativos se adaptam á:

– qualidade
– vendas
– redução de Custos
– comunicação de despesas
– realização de metas
– melhorias

Seguem o padrão trivial do que é solicitado a eles.

Já a Criatividade Inovadora já é um pré requisito de empresas inovadoras, estas empresas fazem com que os profissionais estejam sempre se desafiando intimamente, criando cenários favoráveis ao desenvolvimento tanto pessoal como profissional. Até o processo seletivo é dinâmico, ele consiste em desafiar você a mostrar quais soluções daria a determinados casos específicos e difíceis, não buscando a adaptação, mas sim a nova forma de resolução. As organizações que buscam um diferencial competitivo com certeza irão fazer a diferença na contratação destes profissionais.

Pessoas inovadoras têm sempre um diferencial a ser explorado, a pro atividade está sempre aflorando, pois o desafio é sua marca registrada, elas inovam em:

Desenvolvimento de novos produtos

Transformações empresariais diversas

Diferenciais competitivos na organização

Nova conceituação para padrões modernos

Reengenharia do cargo

Estes profissionais buscam sempre o melhor e também o desafio de arriscar sempre sem medo de errar, pois cada erro é o possível acerto do amanhã. Assim diz a ciência que vem constantemente acertando através das formas de inovar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s